DISCIPLINAS MINISTRADAS NA PÓS GRADUAÇÃO


SEL5755 - Sistemas Fuzzy .:||DOWNLOADS||:.


Objetivos: Fornecer os conceitos, fundamentos e técnicas relacionados aos sistemas baseados em lógica fuzzy, bem como os procedimentos utilizados para o tratamento das incertezas e imprecisões associadas às informações. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de sistemas fuzzy no desenvolvimento de aplicações relacionadas com reconhecimento de padrões, sistemas baseados em conhecimento e identificação de sistemas.

Justificativa: A exploração e crescimento de novas tecnologias e abordagens baseadas na utilização dos sistemas fuzzy tem permitido a sua aplicação em diversas áreas do conhecimento. O oferecimento da presente disciplina disponibiliza os conhecimentos necessários que permitem o desenvolvimento de novas ferramentas que podem ser utilizadas para modelar, simular e controlar sistemas de engenharia.

Conteúdo: Definições; Características Básicas; Tratamento de Imprecisões e Incertezas; Conjuntos Fuzzy; Propriedades e Características dos Conjuntos Fuzzy; Formatos de Conjuntos Fuzzy; Operações Lógicas em Conjuntos Fuzzy; Números e Variáveis Fuzzy; Normas Triangulares (T-norma e S-norma); Medidas e Relações Fuzzy; Regras de Composições Fuzzy; Lógica Tradicional (Modus Ponens e Modus Tollens); Lógica Fuzzy (Modus Ponens Generalizado); Sistemas Baseados em Regras Fuzzy; Aquisição e Representação do Conhecimento; Fuzzificação e Defuzzificação; Sistemas de Inferência Fuzzy; Aplicações.



VOLTAR