DISCIPLINAS MINISTRADAS NA PÓS GRADUAÇÃO


SEL5759 - Redes de Automação Industrial


Professores: Ivan Nunes da Silva e Dennis Brandão.

Objetivos: Fornecer os conceitos, fundamentos e técnicas relacionados às redes de automação industrial, bem como os procedimentos utilizados para o projeto de sistemas de automação baseados em redes digitais. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de redes de automação industrial em aplicações relacionadas com a automação de processos e também com a automação da manufatura.

Justificativa: A exploração e crescimento de novas tecnologias de comunicação e projetos de automação baseados na utilização de redes digitais têm permitido a sua aplicação em diversos setores da atividade industrial. O oferecimento da presente disciplina disponibiliza os conhecimentos necessários que permitem o desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias que podem ser utilizadas para analisar, projetar, especificar, testar e simular redes digitais de aplicação em chão de fábrica.

Conteúdo: Definições; Características Básicas; Topologias e Arquiteturas de Redes; Modelo de Referência ISO/OSI; Redes Ethernet; Protocolo TCP; Protocolo IP; Características e Requisitos de Redes Ethernet de Aplicação Industrial; Elementos Básicos em Sistemas de Automação; Conceito de Redes de Campo; Modelo ISO/OSI Reduzido de Três Camadas; Tipos de Mecanismo MAC para Redes Determinísticas Hard Real Time e Soft Real Time; Aspectos de Segurança em Automação; Classificação de Áreas Industriais; Projeto de Redes de Automação para Áreas Classificadas; Sistemas Instrumentados de Segurança; Aspectos de Escalonamento em Redes Industriais.



VOLTAR