DISCIPLINAS MINISTRADAS NA PÓS GRADUAÇÃO


SEL5712 - Redes Neurais Artificiais


Objetivos: Análise dos principais modelos de redes neurais artificiais, com proposições de topologias de redes a partir de tais modelos, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia. Serão cobertos os principais métodos supervisionados e não supervisionados para redes neurais artificiais.

Justificativa: As redes neurais vêm sendo crescentemente aplicadas em diversas áreas do conhecimento, tais como engenharia, matemática, física, ciências da computação, química, etc. A proposição deste curso incrementará a gama de ferramentas que poderão ser utilizadas para solucionar diversos problemas de engenharia, principalmente aqueles relacionados com a engenharia elétrica.

Conteúdo: Introdução; Princípios de redes neurais artificiais; Primeiras redes adaptativas (Perceptron e ADALINE); Redes de múltiplas camadas com aprendizagem supervisionada; Aprendizagem não-supervisionada; Redes recorrentes; Redes RBF (Radial Basis Function); Redes de Hopfield; Redes de Kohonen; Redes LVQ; Redes de contra propagação (counter-propagation); Redes ART (Adaptive Resonance Theory).



VOLTAR