DISCIPLINAS MINISTRADAS NA PÓS GRADUAÇÃO


SEL5757 - Sistemas Inteligentes Avançados .:||DOWNLOADS||:.


Objetivos: A presente disciplina objetiva disponibilizar os conhecimentos necessários para que abordagens híbridas envolvendo a combinação de duas ou mais arquiteturas de sistemas inteligentes possam ser desenvolvidas visando modelar, simular e controlar sistemas de engenharia. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de sistemas inteligentes híbridos no desenvolvimento de aplicações relacionadas com reconhecimento de padrões, sistemas baseados em conhecimento e identificação de sistemas.

Justificativa: A exploração e crescimento de novas tecnologias e abordagens baseadas na utilização de sistemas inteligentes híbridos têm permitido a sua aplicação em diversas áreas do conhecimento, tendo também resultados promissores que corroboram o uso cada vez mais crescente de sistemas inteligentes híbridos (avançados) em diversos ramos de aplicações. O oferecimento de presente disciplina disponibiliza os conhecimentos necessários que permitam o desenvolvimento de novas ferramentas que podem ser utilizadas para modelar, simular e controlar sistemas de engenharia.

Conteúdo: Definições Características Básicas; Abordagens de Sistemas Inteligentes (Algoritmos Genéticos, Redes Neurais Artificiais, Sistema Fuzzy); Tipos de Sistemas Híbridos; Mecanismos de Combinação entre Sistemas Inteligentes; Arquiteturas Neuro-Fuzzy; Arquiteturas Fuzzy-Genético; Arquiteturas Neuro-Genético; Arquiteturas Neuro-Fuzzy-Genético; Algoritmos de Aprendizado para Arquiteturas Híbridas e Aplicações em Problemas Práticos.



VOLTAR