Organização

O livro foi cuidadosamente concebido com a missão de apresentar um texto objetivo, amistoso, acessível e ilustrativo, cuja preocupação principal estava justamente em seu formato didático. Para tais propósitos, a organização em duas partes, e a redação recheada por mais de 200 ilustrações facilitam a transmissão dos conhecimentos aos diferentes perfis de leitores. A bibliografia, constituída por mais de 160 referências, lastreia os temas tratados, enquadrando-se ainda os assuntos frente a um contexto mais atualizado.

A organização do livro foi meticulosamente repartida em duas partes. A primeira (Parte I), dividida em 10 capítulos, abrange os aspectos teóricos referente às principais arquiteturas de redes neurais artificiais, incluindo Perceptron,Adaptive linear element (Adaline), Perceptron multicamadas, Radial basis function (RBF), Hopfield, Kohonen, Learning vector quantization (LVQ), Counter-propagation e Adaptive resonance theory (ART). Em cada capítulo foi inserida uma seção de exercícios, em que o leitor poderá gradualmente testar os seus conhecimentos adquiridos no decorrer dos diversos assuntos tratados no livro.

Complementarmente, estes capítulos, que tratam diretamente das diferentes arquiteturas de redes neurais, são ainda contemplados com seções que envolvem projetos práticos, cujos conteúdos auxiliam o leitor nos aspectos experimentais que visam à modelagem de problemas por redes neurais artificiais. Tais atividades também contribuem para a aquisição de conhecimento de cunho prático, que podem auxiliar na especificação, parametrização e no ajuste das arquiteturas neurais que sejam mais apropriadas para determinados fins.

A segunda parte (II) aborda várias aplicações, abrangendo também diversas áreas do conhecimento, cujas soluções e implementações são advindas do emprego das arquiteturas de redes neurais que foram exploradas na parte I. As diferentes aplicações refletem o potencial de empregabilidade das redes neurais na solução de problemas em engenharia e ciências aplicadas, apontando-se ainda na direção de prospectar ao leitor as diferentes estratégias de modelagem e mapeamento, por intermédio das redes neurais artificiais, de problemas de naturezas diversificadas.

Diversos materiais didáticos relacionados com o livro, incluindo-se figuras, dicas de exercícios e conjuntos de dados para treinamento das redes neurais (em formato de tabelas), estão também disponibilizados aqui (Seção de “Downloads”).

Em suma, espera-se que a leitura do livro possa ser realizada de forma bem agradável e prazerosa, contribuindo assim para a aquisição de diversos conhecimentos teóricos e práticos envolvidos com a área de redes neurais artificiais. 



VOLTAR