Prefácio

O que são redes neurais artificiais? Para que servem? Quais as suas potencialidades de aplicações práticas? Quais tipos de problemas podem solucionar?

A partir da consideração de tais questionamentos, o livro foi redigido com a preocupação primeira de atender aos diferentes perfis de leitores, que estejam interessados tanto na aquisição de conhecimentos sobre arquiteturas de redes neurais artificiais, como aqueles que estejam mais motivados pelas suas diversas aplicações (de cunho prático) em problemas do mundo real.

A sua audiência com caráter multidisciplinar, conforme poderá ser atestada nos diversos exercícios e exemplos aqui tratados estende-se para diversas áreas do conhecimento, tais como engenharias, ciências de computação, matemática, física, economia, finanças, estatística e neurociências. Adicionalmente, espera-se ainda que o livro possa ser também interessante para diversas outras áreas, cujas aplicações têm sido também foco de redes neurais artificiais, como em medicina, psicologia, química, farmácia, biologia, ecologia, geologia, etc.

Em relação ao perfil acadêmico e ao público-alvo do qual o livro está direcionado, tentou-se elaborar cada um de seus capítulos de maneira a dissertar, passo a passo, os conceitos relacionados em seus assuntos temáticos, com níveis bem abrangentes de informações técnicas e teóricas. Assim, além de atender aos anseios daqueles profissionais, que desejam começar ou aprofundar os seus estudos sobre as redes neurais artificiais e suas potencialidades de aplicação, espera-se também que o material possa ser adotado como livro texto em disciplinas de graduação e pós-graduação que abordem o tema de redes neurais artificiais em seus conteúdos programáticos.

Complementarmente, buscou-se ainda redigir o texto usando uma linguagem acessível e que pudesse ser apreciado por profissionais, estudantes e pesquisadores, com perfis também autodidatas, como um guia direto e independente no que tange ao aprendizado de temas básicos e avançados relacionados às redes neurais artificiais. Para tanto, as exigências de pré-requisitos para o entendimento dos assuntos do livro são bem básicas, necessitando-se apenas de conhecimentos elementares sobre álgebra linear, algoritmos computacionais e cálculo.

A parte I do livro (capítulos de 01 a 10), direcionada mais para aqueles leitores que buscam iniciar ou aprimorar as suas investigações teóricas em redes neurais artificiais, trata das principais arquiteturas que são passíveis de implementação em vários cenários de aplicação.

Na parte II do livro (capítulos de 11 a 20), concebida especificamente para a apresentação de soluções que utilizam redes neurais artificiais para resolver problemas práticos, decorrentes de diferentes áreas do conhecimento, descrevem-se os vários detalhes de implementação que foram levados em consideração para que se alcançassem os resultados relatados. Tais aspectos contribuem para o amadurecimento e aprimoramento, por parte do leitor, das técnicas experimentais que visam especificar a arquitetura de rede neural artificial que seja mais apropriada para determinado escopo de aplicação.



VOLTAR